Missão Impossivel: adotar métodos ágeis

Como comentei, estou estudando sobre métodos ágeis.
Scrum e Xp mais especificamente.
Não faz muito tempo não.. acho que desde o ano passado, apenas...
Fiz um ótimo treinamento, tento ler bastante sobre o assunto, acompanho vários blogs fantásticos (pena que não cabem todos aki, rs..), listas de scrum, pergunto, comento, discuto e etc.
E sinto que aprendo algo novo todos os dias.
Confesso que ainda não consegui ler nenhum livro sobre o assunto (um de verdade quero dizer, dos mestres!). Ok, é uma falha minha.. acontece que os melhores livros estão em inglês e não tenho o melhor inglês do mundo (além da preguiça). Outro fator é que acho que "apenas" o inglês técnico não basta, justamente por ser uma assunto menos técnico. (mas os livros estão no meu backlog, rs..)
Uma coisa que deu para notar é que não se aprende a ser ágil da noite para o dia. Sou a prova viva disso. Tenho a impressão que não sei 10% do que podia ser considerado "B-" no meu antigo ginásio sobre a matéria de métodos ágeis. (rs..)
Mesmo assim, estou participando do processo de introduzir agilidade na empresa onde presto serviços.
Falta de opções da empresa, suponho.
Mas, mesmo assim, é uma enorme oportunidade para mim.
Estou aprendendo sobre agilidade, scrum, xp e muito mais. E vem como conseqüência, tdd, automatização, ddd, integração continua, maven e muito, muito mais!
Cara, como eu conseguia desenvolver antes disso? Sinceramente, não consigo entender! (hauhau)
Bom, o fato é que a agilidade ser introduzida por "não-especialistas" pode trazer uma série de dificuldades, confusões, embaraços e etc.
Além da minha evidente falta de preparo, cheguei a conclusão (e descobri o Brasil né? rs..), que são muitos os fatores que dificultam a adoção dos métodos ágeis.
Fica aki algumas observações iniciais:
É um universo totalmente novo.
Se vc está acostumado a estudar horrores com a sua linguagem de programação preferida, lamento mas vc vai ter que estudar outro tanto para entender a filosofia ágil e tudo o que a envolve.
Não, não é difícil não. É quase óbvio, eu acho.
Mas a mudança de paradigma! ahh, essa é complicada.
Todo o universo que conspira contra vc.
O mundo é contra vc. Ninguém entende como algo tão "anárquico" (na visão deles) assim pode dar certo!!
A empresa é contra vc. Eles não entendem como eles vão continuar faturando alto com um modelo que favorece tanto o cliente. Além de ter que mudar todo o seu modelo de negócio (prospecção, contrato e etc).
Os gerentes são contra vc. Eles não entendem como eles vão manter o poder de mandar nos vassalos, code monkeys e etc. E quando entendem, é dificil mudar sua cultura.
A equipe é contra vc. Eles não entendem como os metodos ágeis vão facilitar o desenvolvimento, diminuir o trabalho e stress como promete.
O cliente é contra vc. Ele não acredita, que vc vai entregar tudo o que ele acha que precisa nesse modelo. Ou ele simplesmente não acredita em agilidade, entregas pequenas e etc. Recebe o resultado do seu sprint, mas nem olha nada pois "vou olhar quando tiver tudo junto". Normalmente são traumatizados por experiências ruins de fracassos anteriores. Mas algumas vezes são mal intencionados, sim. Infelizmente.
O mercado é contra vc. Os grandes players ainda seguem o modelo de fábrica, que, conseqüentemente, contamina os seus clientes e dificulta a vida de quem quer introduzir a agilidade. A agilidade ainda é vista como "marginal", apesar de ser aplicada por "empresinhas" minúsculas como um tal de Google, Yahoo e etc..
Até os agilístas são contra vc. Vc começa a questionar, experimentar e, conseqüentemente, errar, e os mais experientes criticam veemente sua falta de experiência e técnica. Acertadamente sem dúvida! Concordo 100% com as críticas! Elas são ótimas e bem vindas! Porém, algumas vezes, elas são colocadas de certa forma que podem trazer mais malefícios do que benefícios e serem desestimuladoras, quando deveriam ser, penso eu, estimuladoras.
E diante de tudo isso vc se questiona, pois todos os argumentos que são colocados, são válidos. Quero dizer que todos os questionamentos devem ser discutidos (como em todos os assuntos). Acredito que não devam existir dogmas e tudo deve ser conversado, discutido e etc..
Mas contra tudo isso só há um remédio: estudar, estudar e ESTUDAR!!
Não foi de uma hora para outra, que os grandes caras chegaram onde estão. Eles também passaram por essa barra. Talvez menos. Talvez mais. Mas também passaram! (rs..)
Mesmo assim, com todas as dificuldades, com todos os preconceitos, com toda a falta de crédito, e com todos os erros, não desanime! Acredite na idéia! Vista a camisa! E continue estudando, falando, escutando, discutindo, reclamando e tentando.
E compartilhe tudo isso!!
Vamos aprender todos juntos! Mesmo que seja errando.
Seria ótimo se acertassemos em todas as primeiras tentatívas, né?
=)
PS: Esse post se auto destruirá em 30 segundos.
Marcadores: desenvolvimento ágil, scrum

3 Comentários:
Oi Rogério,
Já leu o Scrum e XP direto das Trincheiras?
[]s
Willi
Realmente não é fácil!
A "agilidade" para nós desenvolvedores, faz muito sentido, chega a ser estupidamente natural e o seu "compromisso" com o Retorno de Investimento, deveria ser estupidamente natural para os investidores também.
Realmente lutar contra anos de waterfall não é fácil. E o que me faz continuar, é ver que não sou o único nesta luta ...
Sucesso e continue com os posts!
Ah! Valeu pelos links!
@Willi, mto obrigado pelo toque!!!
Eu tenho uma versão em inglês que estava no backlog, mas já baixei a versão em português que vcs traduziram para InfoQ. ok, acho que hoje haverá uma re-priorização do backlog! rs..!
Mais uma vez, mto obrigado.
Link para download: http://www.infoq.com/br/minibooks/scrum-xp-from-the-trenches
@Roger
Parece que nadamos contra a maré, né? huahauha! rs..
Mas a cada 100 ondas contra, aparece 1 a favor que faz compensar as outras...
Hoje conversei com uma cliente que estava reclamando da postura de "fábrica" de uma dessas famosas "empresas de três letrinhas" (como diz o Shoes, rs..)! Eles não agüentam mais essa postura e querem mudar para alguem mais "parceiro".
Todas as suas reclamações imploravam por métodos ágeis, parceria e etc.
Estamos marcando um workshop sobre Scrum para ela.
PLACAR:
Fábricas/Waterfall: 100
Agilidade: 10
Mas acho que ainda dá para virar, e continuamos jogando!
=)
Valeu.
PS: Não precisa agradecer! É muita sorte minha acompanhar vcs e tantos outros ótimos blogs onde aprendo tanto!! :D
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial